“3, 2, 1… Go!” … so it begins!
Olá, bem vindo ao “The Simple Healthy Feed”! Este é um projeto que sempre foi uma sementinha na minha cabeça, que estava ali, mas faltava um pouco de água e sol para ela crescer e desabrochar. Veja só, em meio à uma pandemia (leia-se COVID-19), isolada em casa, muitas coisas aconteceram, alimentaram essa sementinha, e hoje ela se transforma nesse espaço. Espaço esse que tenho o maior orgulho e prazer em dividi-lo com vocês!
Durante a minha jornada, pessoal e profissional, em busca de entender quem sou eu e o que me faz bem, aprendi muitas coisas e sempre senti que precisava compartilhar tudo isso com os outros. Como profissional de saúde, tive a grata oportunidade de ajudar muitos em consultas e aulas, buscando melhorar a saúde dessas pessoas, mas espero que esse espaço possa ajudar ainda mais pessoas!
O The Simple Healthy Feed é um lugar para compartilhar a minha visão, simplista e facilitada, do que é saudável, através de receitas, de dicas de bem-estar, abordando a saúde mental, entre outras coisas que minha vida maluca inclui.
Espero poder ajudar o maior número de pessoas de alguma forma e espero que o conteúdo seja interessante para vocês, pois produzi-lo para vocês me faz muito bem! Simples assim! Vamos juntos falar de saúde?
Basicamente, saúde não é apenas “não estar doente”, é muito mais complexo do que isso (mas espero que possa tornar tudo mais simples para você ;)).
A definição de saúde seria “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” (OMS). Primeiramente, vamos concordar que é muito difícil e utópico pensarmos nesse estado completo. Que sonho seria conseguirmos equilibrar todos esses aspectos, mas acredito que podemos, de forma diária, nos esforçarmos para fazer o nosso melhor para melhorar um pouco cada um deles. Por isso aqui vamos falar de tudo isso: vamos falar de físico (alimentação, atividade física), vamos falar de mental e vamos falar de social.
Como já disse, ser saudável não é nenhuma receita de bolo. Mas vamos pensar mais em “ser saudável” do que “estar saudável”. A somatória das escolhas que fazemos e dos hábitos que temos pode definir muito a trajetória da nossa vida e do nosso planeta.
Quando penso em saúde, lembro-me de um questionamento que fiz ao meu pai quando era criança: “Pai, por que os planetas são redondos?”. E ele me respondeu, de forma muito simples: “Porque é a forma mais estável que existe”. Anos depois, no colegial, meu professor de química perguntou para a sala: “Alguém sabe me dizer por que os átomos são representados como esferas?”… e foi aí então que percebi que já havia tido a maior lição de vida, vinda do professor mais importante, meu pai.
Pense num pneu, se ele não fosse redondo ele não giraria, não correria perfeitamente por aí. Se ele tem um amassado ele vai parar ou vai estourar. A esfera é a mais estável de todas as formas geométricas encontradas na natureza e, por isso, as partículas necessitam da menor quantidade de energia para chegar a esse formato. Nossa saúde é igual, precisamos manter tudo equilibrado, gastando menor quantidade de energia, de forma a manter estabilidade. Não podemos ter deficiências e nem excessos. Nós somos assim, nosso planeta é assim também.
Não cabe a mim julgar nada, nenhuma dieta, nenhuma modalidade de atividade física, nenhuma crença, pois eventualmente, isso será saudável para alguém em algum momento da vida. Mas, considerando o estilo de vida da sociedade atualmente, precisamos repensar alguns pontos e procurar equilibrá-los, tais como: a alimentação desequilibrada, muitas vezes excessiva e inflamatória, que pode levar à doenças crônicas e à obesidade; o alto nível de estresse; o estilo de vida sedentário; o estilo de vida consumista, dentre outros. Aos poucos vamos destrinchando as tais escolhas inteligentes e como podemos buscar uma vida mais equilibrada e saudável… vamos lá?